quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Destino: Bariloche

Vista do teleférico do Cerro Catedral
Posted by Picasa

Em agosto fiz uma viagem para Bariloche e com bastante planjamento a viagem foi muito mais barata do que se tivesse feito um pacote com agente de turismo.
Descobrimos que se fizéssemos os trechos São Paulo - Bariloche- Santiago- São Paulo seria praticamente o mesmo custo do que se fizéssemos São Paulo- Bariloche-São Paulo pela LAN Argentina. Compramos as passagens e buscamos os hotéis pelo Booking.com.
Em San Carlos de Bariloche existem diversas opções de hotéis, porém muitos deles são antigos e carecem de reforma. Um hotel de classificação de 4 estrelas não oferece os mesmos luxos do que um hotel de mesma categoria que em Buenos Aires por exemplo, eles deixam um pouco a desejar. Já fora do centro é possível encontrar mais opções, porém bem mais caras e luxuosas, como é caso do Hotel Llao-Llao.
Optamos pelo Hotel Edelweiss, categoria 4 estrelas, bonitinho, próximo do centro da cidade. O hotel tinha acabado de passar por uma reforma, ou seja, os quartos eram novos e a piscina era o ponto alto, quentinha e com uma vista bem bonita.
Com alguns meses de antecedência conseguimos uma boa tarifa, melhor do que se tívéssemos optado por reservar pelo próprio hotel. A maioria das agências de viagem não nos permite programar uma viagem com menos de 7 diárias para Bariloche, porém, conseguimos 5 dias, acredito que tempo suficiente para quem não quer esquiar.

Logo que desembarcamos em San Carlos de Bariloche haviam diversos ônibus e vans que fariam o transporte dos passageiros dos aviões que ali desembarcavam, nós não tínhamos este luxo e fomos atrás de um táxi, mais aí foi um problema. Em temporada chegam milhares de turistas ao mesmo tempo, assim quem não tem tranfer como nós, ia correndo para o ponto de táxi, os primeiros a chegar conseguiam com facilidade, mas como demoramos um pouco mais no desembarque, chegamos no fim da fila e os táxis não davam conta da demanda, ou seja, tivemos que esperar. Na maioria das vezes os táxis que chegavam eram de motoristas que iam até o centro, deixavam os passageiros e voltavam para o aeroporto. Foi o caso do táxi que pegamos, o motorista tinha tanta pressa, que saiu dirigindo feito um maluco naquela estradinha de apenas 2 mãos. A corrida não foi cara e logo que chegamos no hotel vimos alguns casos de turistas que não conseguiram se hospedar lá, eram hóspedes, que assim como nós, haviam feito reserva pela internet.
Fica a nossa dica, sempre que você fizer uma reserva de hotel pela internet faça a confirmação com o HOTEL antes de sair de casa. Deu dó de ver turistas com filhos pequenos e sem ter para onde ir. Também vale pedir um quarto privilegiado,andar alto, com vista para o lago e com as camas de sua preferência. Isso nós não fizemos e nos arrependemos, pois a vista do nosso quarto era para a rua de trás e não víamos o lago Nahuel Huapi.
O quarto era limpo, justo, mas tínhamos que ligar para a recepção sempre que queríamos de um pouco mais de calefação, pois às vezes eles a desligavam. O café da manhã era farto e o hotel sempre tinha turistas de todas as nacionalidades.
Era comum encontrar das dependências do hotel pessoas acidentadas -MUITA ATENÇÃO com acidentes!! Em locais como parque Piedras Blancas por exemplo, misturam-se pessoas que têm prática com outras sem práticas de esqui, os mais experientes acabam atropelando os novatos e acontecem acidentes horrorosos, portanto, muito cuidado ao esquiar. Se não bastasse o próprio risco de se machucar pelo esporte em si, tem o risco de ser apropelado por outros praticantes. Busque uma área reservada de aprendizes na hora de começar o esporte, assim o risco de se acidentar é menor.
Mais uma vez vale lembrar que é ESSENCIAL fazer um seguro de saúde para viajar, principalmente em viagens de esqui.
Bariloche é um lugar privilegiado de vistas bonitas. Qualquer passeio que se faça tem sempre uma vista bonita para apreciar. Nós não tivemos muita sorte, pegamos muita chuva e nevascas, mas não foi o suficiente para nos desanimar. No nosso primeiro passeio em que pegamos um barco para conhecer o Bosque Los Arrayanes, que segundo a lenda local é onde Walt Disney se inspirou para fazer o desenho do Bambi, choveu muito, o que fez com que não víssemos os Andes do barco e aprecíassemos toda a beleza do parque, já que estava escuro e chovendo demais. Valeu o passeio mesmo assim, pois o bosque é lindo com aquelas árvores de tronco cor de canela.
No nosso segundo passeio também não pudemos apreciar a linda vista do alto de Bariloche. Pegamos o teleférico para subir até o topo do Cerro Otto, porém uma grande nevasca fez com que tudo ficasse branco e não conseguimos enxergar uma das vistas mais bonitas da cidade. Esperamos dentro da cefeteria giratória para que o tempo abrisse, mas nem mesmo o tempo que aguardamos para sermos atendidos fez com que o tempo melhorasse, voltamos para o teleférico para descer e ficamos no meio uma excursão de adolescentes argentinos. Na hora de pegarmos o ônibus de volta para o centro, os adolescentes lotaram todos ônibus e mais uma vez esperamos por transporte.
O tempo fechado foi o dia ideal para irmos até o Hotel Llao-Llao tomarmos o famoso chá da tarde. Não é barato, o chá da tarde tem que ser agendado e custa por volta de 100 dólares, porém foi uma das refeições mais gostosas do nosso passeio. O hotel em si é agradável, o atendimento é excelente, as comidas nem se fale! Dignas de serem repetidas! Havia de tudo um pouco, desde lanches até bolos e tortas, di-vi-nos! Dos chás e vale a pena provar o chá e rosa mosqueta, típico da região da Patagônia.
Outro passeio também muito proveitoso foi o Cerro Catedral, um local mais afastado do centro, porém com diversas pistas de esqui, a vista espetacular.

O centro de Bariloche é bem gostosinho, cheio de lojas e restaurantes. Vale provar o fundue da Casita Suiza e da La Marmite, mas como são sempre muito lotados e dependendo da época do ano é bom fazer uma reserva antes de ir para garantir uma boa refeição sem esperar muito.

São muitas as atrações em Bariloche e definitivamente é um excelente lugar para se conhecer. Seja viagem com crianças, adolescentes ou mesmo casal, vale a pena programar uma viagem para a Patagônia argentina.